Um dia mágico em Miami para Lando e a Mclaren F1
Foi uma longa noite de celebração. O plano era voar logo após a corrida, mas Zak Brown decidiu que voariam no dia seguinte. Era altura de festejar.
“ISTO SÓ ACONTECE UMA VEZ QUANDO SE ESTÁ A CONQUISTAR A PRIMEIRA VITÓRIA. É BOM FAZÊ-LO EM MIAMI", DISSE LANDO NORRIS.
As primeiras vezes têm sempre um sabor especial, e o piloto da McLaren sabe-o bem. Ele tem estado à espera há muito tempo e o momento chegou finalmente. A primeira vitória de Norris na Fórmula 1 catalisou a atenção do público, dos rivais e dos adeptos em Miami, para deleite geral. Porque nunca se esquece a primeira vez.
Aos 24 anos, o britânico estreou-se na McLaren em 2019 e esta é a sua sexta temporada com a equipa sediada em Woking. Até ao GP de Miami, tinha acumulado um recorde de 15 pódios sem uma vitória, pelo que a alegria após cruzar a linha de chegada foi transbordante: “Conseguimos! Finalmente conseguimos! Adoro-vos a todos”.
Lando produziu uma obra-prima, tirando o máximo partido das circunstâncias num fim de semana que poderia ter sido dado como garantido, tendo em conta que Verstappen fez a pole e o sábado, a qualificação e o Sprint. Mas isso pertence ao passado. O sucesso de Lando fez com que tudo o resto se desvanecesse, incluindo o incidente no Sprint que o viu envolvido na colisão de partida entre Alonso e Stroll.
Norris confessou que sabia disso desde a manhã. “Eu tinha o ritmo e senti que este era o dia”. Por pura sorte ou pela estratégia perfeita, Lando aproveitou o Safety Car na volta 29. A sua paragem nas boxes mágica permitiu-lhe conquistar a pole position, que manteve até ao final. A determinação de Lando foi crucial no reinício após o Safety Car, quando Verstappen tentou atacá-lo. A partir desse momento, graças aos pneus novos e a um ritmo muito sólido, criou uma distância e venceu após 110 Grandes Prémios na sua carreira.

Não foi a corrida mais fácil para ele, uma vez que arrancou de quinto, subiu para sexto e depois teve de lutar para passar. “Todo o fim de semana correu bem. Tive alguns percalços pelo caminho, mas na sexta-feira sabia que tínhamos ritmo. Cometemos alguns erros aqui e ali, mas no domingo conseguimos juntar tudo", confessou, ‘aplicámos a estratégia perfeita, tudo valeu a pena, por isso, obrigado à McLaren.’
O grito dentro do capacete, o punho para o céu, o abraço coletivo com a equipa e depois, um a um, com todos os outros pilotos que o vieram felicitar: Fernando Alonso, Carlos Sainz, Charles Leclerc, até Max Verstappen estava feliz por, se tivessem de o vencer, ser Lando. É impossível não gostar dele, toda a gente no paddock da F1 estava realmente feliz pela sua tão esperada primeira vitória.
“Esta vitória estava a chegar há muito tempo e foi inacreditável. Havia uma grande multidão, toda a equipa. Se tiver de recordar aquele momento no topo do pódio, haverá muitos sorrisos, muitos aplausos. Tenho sonhado com estes dias, mas nunca se sabe quando vão chegar. Domingo foi esse dia.
Para Lando, foi pura felicidade e um grande alívio. “É difícil descrever em palavras. A minha mente estava a ficar louca e eu estava a pensar em muitas coisas, mas ao mesmo tempo estava calmo. Por vezes senti-me um pouco sozinho e é bom refletir sobre tudo o que fizemos para chegar a este ponto.”
Como um bom rapaz, Lando telefonou de imediato aos pais e ficou visivelmente emocionado: sorriu, chorou, estava em êxtase. “Pareceu-me natural telefonar aos meus pais. Eles têm-me apoiado tanto: são aqueles que estão contigo desde o início, aqueles que me levaram às corridas, que me apoiaram e me permitiram chegar à Fórmula 1, realizar o meu sonho e fazer o que gosto de fazer desde criança.”

Lando não podia deixar de sorrir ao olhar para trás: a sua vida, como um filme, desenrolava-se diante dos seus olhos: “Tinha memórias de todos os momentos que me trouxeram até onde estou agora, como a minha primeira vez numa pista de corridas, quando tinha cinco anos. O meu irmão, o meu pai e eu estávamos lá a ver os carros a passar. É fantástico olhar para trás do topo do pódio”.
“Conseguir a primeira vitória é sempre fantástico. Já tive os meus momentos em que estivemos perto, mas nunca consegui transformar isso numa vitória. Não estava preocupado, mas, de certa forma, este resultado é um peso que me sai da cabeça. Muitas pessoas duvidaram que eu fosse capaz de o fazer e de ganhar uma corrida. Mantive-me paciente. Este ano estava mais confiante do que nunca que a equipa e nós temos o que é preciso. Continuei a trabalhar arduamente e a fazer o que faço melhor. Sabia que a minha hora ia chegar.
A vitória de Lando foi um sucesso de equipa, fruto de um trabalho árduo que começou com o diretor de equipa Andrea Stella no centro da reconstrução da equipa. A chegada a Miami das actualizações do carro de Lando colocou o seu resultado no auge do trabalho estratégico que fez a McLaren brilhar.
“A equipa fez um trabalho incrível. No ano passado, nem sequer estávamos na Q2 aqui", comentou o britânico, ”vejam onde estamos agora: estamos lá em cima e ganhámos uma corrida. Fizemos um trabalho fantástico para passar de onde estávamos para onde estamos agora.
As actualizações chegaram como planeado e fizeram a diferença, mas não foram os únicos ingredientes do sucesso de Miami. “Os últimos dois meses foram incríveis - muito trabalho para finalmente chegar ao fim. As actualizações desempenharam o seu papel, mas penso que foi a soma de muitas pequenas coisas que tornaram o dia mágico perfeito.”